Shadow of the Tomb Raider é o capítulo final da trilogia sobre a origem da Lara Croft, a famosa arqueóloga e exploradora de túmulos e em...

[REVIEW] Shadow of the Tomb Raider


Shadow of the Tomb Raider é o capítulo final da trilogia sobre a origem da Lara Croft, a famosa arqueóloga e exploradora de túmulos e em breve todos os fãs poderão experienciar o “fim do começo”, mas até lá, fique com a nossa crítica/review do jogo. Obrigado Square Enix, por nos fornecer uma cópia antecipada do mesmo.

Todo o enredo do Shadow of the Tomb Raider baseia-se na resolução de um problema originado pela própria Lara, quando esta retira um artefacto de um túmulo, em Cozumel, dando início a um apocalipse Maia. A narrativa tem um ritmo inical agradável, mas o mesmo abranda quando o jogador chega ao maior HUB alguma vez visto num jogo Tomb Raider, Paititi.


É devido à grande dimensão de Paititi que Shadow of the Tomb Raider se assemelha a um pequeno jogo de mundo aberto, disponibilizando ao jogador várias missões secundárias, desafios, muitos itens para colecionar e claro, vários túmulos por desvendar. No entanto, devido ao ambiente calmo e de pouca ação, torna-se cansativo finalizar as missões principais e avançar para as seguintes, sempre dentro do mesmo HUB. As missões secundárias são bastante simples, pobres em termos de narrativa e não oferecem recompensas de grande valor. Ao longo dos 3 HUB’s do jogo, a Lara encontra vários comerciantes, dos quais pode adquirir novas armas, roupas e recursos, ao pagar com moedas. O jogador também pode vender recursos nesses mesmos comerciantes. Contudo, é incrívelmente fácil adquirir novos equipamentos, por haver uma grande facilidade de acumulação de ouro e jade, que podem ser vendidos por valores mais elevados, que dão um maior número de moedas. Shadow of the Tomb Raider é o jogo da trilogia que conta com menos combate e isso reflete-se nas melhorias das armas, pois são bastante acessíveis de adquirir, possibilitando a melhoria máxima de uma só vez, assim que uma nova arma é desbloqueada.


Algo que foi bem apreciado foi a mudança, para melhor, no desenvolvimento da Lara assim como do Jonah, o seu amigo. Shadow of the Tomb Raider retrata um novo lado da Lara Croft, um lado emocional que estava em falta nos 2 jogos anteriores. Neste último capítulo, Lara tem momentos de alegria, tristeza, raiva e alguns outros que serão adorados por muitos fãs!

Shadow of the Tomb Raider não inova muito em termos de habilidades, obrigando o jogador a desbloquear algumas habilidades já adquiridas nos jogos anteriores. A jogabilidade é igual à do jogo anterior com a substituição de alguns elementos, sendo o mais notável o uso do rapel. Lara consegue, agora, expandir os seus limites ao explorar a selva da Amazônia ou os templos e túmulos subterrâneos, pois cria novas estratégias de exploração e fornece ao jogador uma linguagem visual mais diversificada entre cada cenário. A exploração voltou a ser o foco principal do jogo e o jogador passará a maior parte da campanha principal dentro de túmulos a resolver puzzles. Os puzzles são agora mais complexos e desafiantes, pois não se baseiam apenas no uso do arco como fonte de resolução e contam com alguns elementos clássicos, como as alavancas e o uso de tempo limitado para determinadas ações.


O jogo contém paisagens e cenários incríveis e uma diversidade aceitável, tendo em conta que o enredo decorre na selva da Amazônia. Todos os efeitos sonoros e a banda sonora encaixam na perfeição com os acontecimentos do jogo, intensificando o ambiente dos acontecimentos importantes. Este é o jogo com uma das mais belas bandas sonoras, que incluí músicas mais melódicas e outras mais tribais dando destaque à percursão e instrumentos originais da cultura retratada no jogo.

Em relação ao desenvolvimento narrativo, o jogo carece de uma construção e evolução mais marcante da Lara. Apesar de existir uma evolução na personagem, o desfeixo do jogo não é suficientemente convincente, podendo ter sido melhor como conclusão da trilogia. No entanto, não deixa de ser um bom jogo, incorporando momentos nostálgicos e que entreterá os jogadores por muitas horas.


Fique atento ao CROFT PT para estar sempre a par de todas as novidades sobre a Lara Croft! Siga-nos nas nossas redes sociais:

FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE | TWITTER | DEVIANTART

0 comentários: