Na passada sexta-feira, o CROFT PT teve a oportunidade de jogar cerca de 4 horas do mais recente jogo, Shadow of the Tomb Raider,...

Impressões do Shadow of the Tomb Raider!


Na passada sexta-feira, o CROFT PT teve a oportunidade de jogar cerca de 4 horas do mais recente jogo, Shadow of the Tomb Raider, num evento privado destinado apenas para os fansites oficiais portugueses em Lisboa, Portugal. Mas, antes de passármos às impressões, gostaríamos de fazer um agradecimento à Square Enix, Crystal Dynamics, Eidos Montréal e em especial à Meagan Marie, a Gerente da Comunidade, por nos ter feito este convite e por nos ter recebido de forma tão amigável e generosa!

O evento decorreu no Olissippo Lapa Palace, onde nós, administradores dos fansites oficiais, jogámos as 4 primeiras horas do Shadow of the Tomb Raider. Os primeiros 15 minutos do demo/jogo foram recentemente divulgados pela IGN, como muitos de vocês já devem saber, por isso não vamos falar dessa secção neste artigo. Em vez disso vamos partilhar o vídeo para que possa ver como o jogo começa, se assim o desejar. O nosso artigo não contém spoilers em relação à história do jogo, porque sabemos que é algo que alguns dos nossos seguidores preferem evitar e também porque vale muito a pena experienciar a nova aventura da Lara pela primeira vez, ao jogar.

 IMPRESSÕES 

 MENU DO JOGO 

O menu do demo, que provávelmente será o mesmo menu da versão final do jogo, segue a mesma dinâmica dos 2 jogos anteriores, por ser possível explorar o cenário ao abrir os diferentes separadores do menu. O menu é composto por um cenário de selva, onde a Lara está escondida e preparada para atacar 2 soldados da Trindade, como se pode ver na imagem seguinte.


Quando se clica no botão "Start demo" (Começar o Demo), o ângulo da câmara muda e foca num jaguar, que será o maior predador do jogo.


 GRÁFICOS 

Muitos fãs reclamaram em relação aos gráficos do jogo, que pareciam ter regredido em comparação com o jogo anterior, Rise of the Tomb Raider. No entanto, era preciso ter noção que as imagens que foram divulgadas era de um trabalho ainda em curso e como era de esperar, notar-se-iam mudanças possitivas no jogo ao longo do tempo. Notámos uma melhoria nos gráficos, como por exemplo, texturas com mais resolução, alguns materiais mais realistas, adição de detalhes em alguns cenários, etc. O jogo graficalmente está espetacular, especialmente no segmento da selva que nós jogámos. É um jogo cheio de detalhes!

 ANIMAÇÕES 

Em geral, as animações do jogo estão ainda melhores que as do jogo anterior, dando destaque às expressões faciais. É impressionante o realismo das animações faciais da Lara, não só por parecerem naturais, mas também por darem uma credibilidade maior à emoção da personagem. 

 GAMEPLAY  (PODE CONTER ALGUNS SPOILERS) 

Como dito anteriormente, a IGN divulgou os primeiros 15 minutos do jogo, por isso não vamos falar dessa parte do demo, mas sim partilhar o vídeo dos mesmos.


Antes de mais, é importante dizer que jogámos o jogo no modo de dificuldade "One with the Jungle", que consiste em ter o combate no modo normal e a exploração e os puzzles no modo difícil, por isso tudo o que for comentado, daqui para a frente, é com base nessa dificuldade.

Após a introdução na cidade de Cozumel, a Lara dirige-se para a selva. Há várias habilidades do jogo anterior que a Lara é capaz de executar desde o ínicio do demo, como por exemplo, lançar o machado com a corda para se pendurar e subir (ou descer). 

A partir do momento em que a Lara chega à selva, parece que estamos a jogar um dos jogos clássicos Tomb Raider. Espaços grandes, com muita coisa para explorar e sem qualquer indicação por onde ir. A floresta era tão densa que facilmente nos perdemos umas 2/3 vezes e era sempre uma surpresa e uma satisfação encontrar a entrada de uma cripta ou túmulo, porque desta vez são mais difíceis de encontrar! Os puzzles são desafiantes, especialmente no modo de dificuldade que nós selecionámos, pois os instintos de sobrevivência não destacam nada e a Lara não faz nenhum tipo de comentário do que é necessário fazer. Desta vez é preciso prestar atenção a todos os detalhes do cenário, porque alguns dos mecanismos, como por exemplo, as manivelas, passam facilmente despercebidas. As alavancas estão de volta neste novo jogo Tomb Raider e as corridas contra o tempo também. 

Desta vez o amigo de Lara, Jonah, vai estar muito mais presente na história do jogo, fazendo-lhe companhia ao longo da deslumbrante e perigosa selva. Agora, o Jonah ajuda a Lara a resolver alguns puzzles e a lutar contra os soldados da Trindade. A relação entre os 2 personagens está muito bem escrita, porque mostra a amizade verdadeira que ambos têm e também uma grande evolução na personalidade tanto da Lara como também do Jonah. Se já gostava do Jonah, é capaz de ficar a gostar ainda mais do personagem!

Quando o predador principal do jogo, o jaguar, é introduzido, rapidamente ficamos impressionados com o animal. O jaguar tem uma IA diferente dos leopardos ou até mesmo do  urso, que é o predador principal do Rise of the Tomb Raider. Agora é preciso ter uma destreza maior, porque o jaguar ataca rápido e esconde-se nos arbustos, ficando difícil de lhe acertar com o arco e/ou as armas.

Parece que as poções (excluídas) do Angel of Darkness estão de volta! Agora a Lara consegue criar poções de percepção e de foco, utilizando recursos que encontra na selva.

 EFEITOS SONOROS 

Os efeitos sonoros do Shadow of the Tomb Raider são magníficos e devem receber o seu devido destaque. Quer seja na cidade de Cozumel ou na selva, o jogador tem uma experiência bastante imersiva em termos sonoros. Todos os efeitos sonoros encaixam na perfeição e a selva ganha vida com todos os sons dos animais, plantas e elementos naturais.

 ROUPAS 

Para os mais interessados, o separador das roupas continha 2 roupas (a principal e a roupa que a Lara usa no túmulo de Cozumel). É possível escolher a combinação da parte superior e inferior da roupa e adicionar alguns acessórios às botas da Lara. Agora a recompensa das criptas são peças de roupa, em fez de peças de armas como no Rise of the Tomb Raider, mas para serem usadas a Lara precisa de recolher recursos para consertar as roupas danificadas. Também existem roupas de corpo inteiro, onde não é possível fazer combinações.

 CURIOSIDADES 

No evento estavam expostos 2 cartazes da capa do jogo, totalmente em português europeu. Já sabemos que o jogo vai ter novamente tradução em português brasileiro, mas talvez haja a possibilidade do jogo ter uma tradução em português europeu, pela primeira vez. Infelizmente não foi possível alterar o idioma do jogo, visto que só estava disponível o idioma original, mas se tivermos novas novidades sobre este assunto, pode ficar descansado, porque nós vamos informá-lo assim que tivermos autorização por parte da Square Enix! 

 CONCLUSÃO 

Shadow of the Tomb Raider é sem duvida alguma o melhor jogo da trilogia! As personagens estão mais interessantes, a personalidade da Lara está muito melhor, a essência Tomb Raider está a voltar à saga e nós mal podemos esperar para jogar a versão completa do jogo!

Shadow of the Tomb Raider tem data de lançamento marcada para o dia 14 de Setembro de 2018, mas se comprar, agora, uma das edições especiais pode começar a jogar o jogo dois dias antes!

Obrigado por ler o nosso artigo e não se esqueça de visitar e de nos seguir nas nossas redes sociais!

FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE | TWITTER | DEVIANTART


0 comentários: