*NOTE*   If you don't speak portuguese, you can translate this article using the google translator tool on the end of the sid...

[REVIEW] Tomb Raider 2 Remake DEMO


 *NOTE* 

 If you don't speak portuguese, you can translate this article using the google translator tool on the end of the sidebar! 

O REMAKE mais esperado pela comunidade de fãs de Tomb Raider conta, agora, com o seu primeiro DEMO! O mesmo tinha sido anunciado pelo autor do projecto, Nicobass, que estaria disponível dia 1 de Setembro, mas este decidiu lançar de surpresa um dia antes do que o previsto e assim temos uma amostra do primeiro nível - The Great Wall.

Após jogar o demo ficámos com algumas ideias em relação ao jogo. Por esse motivo, apresentamos o nosso review. É importante salientar que falaremos da nossa experiência ao jogar este demo, por isso, qualquer aspecto menos positivo trata-se apenas de uma opinião que pode diferenciar dependendo da visão de outro jogador e pode ser algo que seja melhorado no produto final do remake.

No nosso review falaremos sobre as opções do menu, a jogabilidade, tanto na parte de exploração como do combate, os cenários, gráficos e a adição de determinados elementos que complementam a história como, também, a jogabilidade.


Ao abrir o demo, deparamo-nos com um belíssimo menu principal, onde podemos ver o modelo da Lara e a arte animada feita por Inna Vjuzhanina, ilustrando a luta entre o dragão e os monges, como é possível ver na FMV de introdução do Tomb Raider 2 original. No menu temos acesso às "Recompensas" (Rewards), onde poderemos ver, no futuro, os segredos coleccionados, as roupas, as cenas cinematográficas/cutscenes, os modelos do jogo, incluindo poses para a Lara de renders oficiais do jogo original que dão um toque de nostalgia que vários fãs vão gostar de ver, já para não falar do detalhe incrível que o modelo do Nicobass tem e por fim, a lista de músicas compostas pelo talentoso Dean Kopri! Vamos falar agora do demo em si.

Quando iniciamos o demo, o jogo apresenta uma introdução da Lara a chegar à muralha da China de helicóptero. Esta pequena cena já era conhecida pela maior parte dos seguidores deste remake, por ter sido divulgada no canal do Nicobass. É assim que começa o demo, Lara desce até à caverna e logo de seguida começa a exploração. Como em Tomb Raider: Anniversary, o jogador não segue exatamente os mesmos passos em relação ao jogo original, muito pelo contrário. Neste remake, a exploração intensiva é obrigatória, caso queira apanhar todos os itens. 


 NOVOS ITENS COLECCIONÁVEIS 

Assim que começamos a jogar é possível encontrar um novo elemento, presente nos jogos oficiais atuais (reboot), os documentos. Esta é uma boa escolha pois ajuda a complementar a história e também a jogabilidade, impondo uma maior atenção ao espaço/cenário, porque é fácil deixar para trás uma determinada área com itens por apanhar e por criar uma certa curiosidade para saber mais sobre as pequenas histórias dos documentos, que são de breve e fácil leitura... O demo foi jogado mais de 3 vezes e em todas elas foram encontrados novos itens e novas áreas, anteriormente nunca exploradas. Este é um dos aspectos no qual o esforço e a dedicação do autor devem ser valorizados, porque o jogo consegue criar aquele sentimento de exploração que os clássicos transmitiam, aquela vontade de não deixar nada para trás fazendo-nos explorar cada canto do cenário!

Algo que todos nós conhecemos e que não podia faltar, são os segredos que a Lara encontra. Um dos aspectos que gostámos de experienciar, foi o facto de que o Nicobass pegou nos elementos do jogo original, tendo como exemplo, a chave nas profundezas do lago, que deixou de ser a chave para progredir no nível e passou a ser uma chave que dá acesso a uma área, que se for observada com atenção é baseada na área onde se abre a segunda porta, dentro da muralha, tendo a possibilidade de obter o dragão de jade. Pessoalmente, foi interessante ver o uso alternativo para esta mesma chave.


 GRÁFICOS E CENÁRIOS 

Os cenários deste jogo cortam a respiração desde uma simples gruta no meio da vegetação até às ruínas dentro da muralha, onde nos deparamos pela primeira vez com o tão famoso símbolo da Fiamma Nera, do jogo original. Graficamente o Unreal Engine consegue alcançar uma imagem excelente, uma das coisas que chamou mais à atenção foi o quão detalhado o modelo da Lara é e o quão bonito fica com o ambiente à sua volta, quer seja um espaço aberto com a luz do sol ou um espaço fechado com a iluminação quente do fósforo aceso! É impressionante a quantidade de detalhes colocados em cada área do jogo, não decepciona nada nesse aspecto! 


 LARA CROFT 

Apesar de serem muito poucas as cenas cinematográficas, foi bom voltar a ver a atitude da Lara clássica, o que nos fez querer jogar mais deste incrível projecto, tendo em especial a cena em que Lara é "surpreendida" com a queda de um esqueleto após apanhar um diário antigo nos escombros de uma das torres da muralha. Qualquer fã que jogou e gosta da Lara clássica deve jogar este demo! Para além da personalidade, foram inseridos os elementos icónicos da personagem, as duas pistolas, a sua famosa roupa clássica e os seus redondos óculos vermelhos, que transmitem muita nostalgia!


 JOGABILIDADE 

Dito anteriormente, pelo próprio Nicobass, o seu projecto conta com uma jogabilidade baseada no Tomb Raider: Anniversary, respeitanto os movimentos que a Lara faz nesse jogo, acrescentando ainda pequenos elementos do Tomb Raider: Underworld, como por exemplo, equilibrar-se e andar em pilares. 

Algo que irá sobressair quando jogarem o demo é a banda sonora. Dean Kopri fez realmente um excelente trabalho, todas as músicas estão espectaculares e acompanham lindamente o ambiente dos cenários em que a música aparece, especialmente quando encontramos as ruínas perto do fim do demo, onde se gere um clima de suspense e de descoberta importante! Ficamos à espera para ouvir mais músicas do artista! 

É impressionante o quão surpreendente é a jogabilidade, por ter sido feito praticamente por apenas uma pessoa. As animações estão "fluídas" e "suaves", havendo uma ou outra que poderiam ser um pouco mais trabalhadas, mas que não prejudicam em nada a experiência do jogador! No entanto, ocorreram alguns problemas na primeira vez que o demo foi jogado. Por vezes a Lara escorregava de certas bordas que aparentemente pareciam ser planas o suficiente para andar em cima e por vezes não alcançava uma determinada borda ao saltar na sua direção, mesmo fazendo a animação de que se ia agarrar, por ter a colisão de um determinado objecto a meio da trajectória do salto, levando-a à morte em alguns casos... No Tomb Raider: Anniversary há uma animação de aviso de queda, por parte da Lara, quando esta corre e se situa no extremo de uma borda, prevenindo assim uma queda desagradável que mata a Lara. Apesar disto tudo, após estar acostumado com a jogabilidade e sabendo onde estes pequenos problemas ocorrem, é fácil evitá-los, no entanto é algo que deveria ser explorado de modo a endireitar. 

Em relação ao combate, falando mais especificamente sobre o ícone da mira, pareceu ser um mecanismo ainda por explorar e pessoalmente, seria importante ter forma de saber se estamos ou não a acertar no inimigo, como acontece no Tomb Raider: Anniversary, em que o símbolo tem umas setas que se mexem caso o tiro acerte no adversário.

Relembramos que isto são apenas opiniões que surgiram apartir da nossa experiência e que podem mudar conforme a visão de outro jogador e que estes fatores não prejudicam muito a jogabilidade do jogo. Por ser um jogo ainda em desenvolvimento, poderão haver ainda várias mudanças na jogabilidade, podendo haver uma melhoria nos aspectos referidos anteriormente. 


 CONCLUSÃO 

Para concluir a nossa review, queremos parabenizar Nicobass pela verdadeira obra de arte que este projecto é! É algo que todos os fãs devem apoiar, pois é dando o nosso feedback que ajudamos o criador a aprimorar o seu jogo! Este é um projecto que sem dúvida merece muito apoio porque é muito trabalho e dedicação uma equipa tão pequena! Parabéns a todos os envolvidos neste remake!

Veja agora o nosso Walkthrough, onde tentamos apanhar todos os itens que encontrámos, incluindo o dragão de prata e o de jade!

Obrigado por ler a nossa opinião em relação ao demo. Esteja atento ao CROFT PT para futuras actualizações! De momento estamos a fazer o walkthrough completo do Tomb Raider 2 original no nosso canal do Youtube! Siga as nossas redes sociais:


0 comentários: